top of page

As consequências do imperialismo

As consequências do imperialismo


Além dos conflitos que ocorreram entre os povos dominados e os colonizadores, a expansão imperialista do século XIX trouxe outras sérias consequências. A maioria delas trágicas para os colonizados: empobrecimento, subdesenvolvimento e perda da identidade cultural.


Miséria e destruição cultural dos territórios dominados: Devemos lembrar que a presença imperialista na África e na Ásia esteve ligada absolutamente ao interesse desenfreado de se extrair ao máximo as riquezas naturais dos territórios colonizados e explorar, a qualquer custo, a mão de obra da população local. Mesmo após a independência, muitos dos países africanos e asiáticos continuam sentindo os terríveis efeitos do período em que foram dominados no século XIX. Até hoje os países dos continentes explorados sofrem com a falta de recursos, são afligidos por conflitos civis e convivem dramaticamente com a miséria e com a violência. Além disso, as práticas culturais desses povos foram profundamente modificas com a presença estrangeira.


Charge ilustra muito bem a exploração das potências capitalistas industriais e as consequências para os territórios dominados.

Formação de blocos rivais e estimulo ao armamentismo: A disputa pelos melhores mercados na África e na Ásia despertou a rivalidade entre as nações envolvidas. Enquanto que Inglaterra e França garantiram um vasto e rico território para explorar, outros países, como Alemanha e Itália, por exemplo, que entraram tardiamente na disputa, ficaram com os territórios de menor valor. Essa desigualdade na concorrência provocou sérios desentendimentos, e a necessidade de assegurar o controle sobre territórios já conquistados e de encontrar outros fez com que se formassem blocos rivais. No final do século do século XIX e começo do XX, as nações europeias passaram a investir fortemente na fabricação de armamentos. O aumento das tensões gerava insegurança e os investimentos militares aumentaram diante de uma possibilidade de conflito armado.[5] O nacionalismo ganhou espaço na Europa e, em 1907, já estavam formadas as duas alianças que se enfrentariam naPrimeira Guerra Mundial.


Referência:


SCHAFER, Gabriel. "schafergabriel"; O Imperialismo do século XIX. Disponível em:<http://schafergabriel.blogspot.com.br/2015/03/o-imperialismo-do-seculo-xix.html>




bottom of page